Em poucos dias, oficialmente, o presidente eleito vai iniciar seu governo entre a esperança de melhorias e as dúvidas quanto aos resultados das promessas divulgadas, ainda mais agora que sua equipe está praticamente definida e já é possível fazer análises mais consistentes. Apoios, críticas ou questionamentos à parte, o certo é que a cidade de Ferraz de Vasconcelos já deve um favor político ao presidente eleito.

De eleição em eleição, sempre estamos vendo candidatos ferrazenses tentando vencer uma eleição de deputado e sem sucesso. Em 2018, o fenômeno Bolsonaro ajudou a eleger o candidato Rodrigo Gambale, que soube planejar e executar uma campanha vitoriosa com votos espalhados em dezenas de cidades. A sua votação na cidade de Ferraz não chegou a um quarto dos seus votos, mostrando que provavelmente, além de todo o mérito do candidato e de sua equipe, muitos de seus votos vieram em função da força dessa onda eleitoral causada pelo fenômeno Bolsonaro, que ajudou a carrear milhões de votos para os candidatos que o apoiavam.

Mas, independente de como o deputado Rodrigo Gambale conseguiu esse resultado, e abusando do trocadilho, o mais importante é saber o que a cidade conseguirá como resultado de sua eleição. Pela primeira vez na história política da cidade, será possível esperar que o peso de seu voto possa obter mais investimentos do governo estadual na cidade. De forma direta, sem intermediários.

Assim, melhorias no Hospital Regional, na eficiência do policiamento, no início das obras do corredor Ferraz -Arujá que está aguardando verbas, na ligação ao Rodoanel, na geração de empregos, verbas para demolir o Centro Cultural e fazer uma área de lazer digna e segura, o fim da baldeação da CPTM em Guaianases, etc., já estão sendo aguardadas com muita ansiedade.

Queira ou não, toda essa esperança de dias melhores para a cidade de Ferraz, é fruto do movimento renovador com o qual o presidente Bolsonaro sacudiu essa nação e portanto, independente de como será o seu governo, a cidade certamente estará melhor representada e protegida agora que temos um deputado lutando por nós. Até agora, essa força política própria era  só um sonho. Parabéns Rodrigo Gambale. Obrigado presidente.



A  professora Fabiane Veiga é a coordenadora do Programa Vida Saudável que fechou o mês de Novembro com 2078 alunos, bem acima dos 960 previstos inicialmente. Esse programa foi criado em 2017 a partir de uma iniciativa do Secretário de Esportes Tom Moisés buscando atender a população adulta da cidade.

Fabiane Veiga tem uma vasta experiência com a prática de esportes e danças. Praticou por doze anos ballet clássico onde se interessou pelo universo do esporte, fitness, sendo  autodidata em ginástica coletiva e também é graduada em Educação Física. Com toda essa experiência ela afirma, com grande entusiasmo, que a cidade de Barueri criou um modelo próprio de atividade física para adultos. Para ela, o Vida Saudável pode servir como base para se criar projetos de políticas públicas de atividades físicas para adultos em qualquer cidade do Brasil.

Essa sua convicção está fundamentada pelo fato do Programa Vida Saudável ter planejamento, metas, cobranças de resultados, fiscalização, críticas que resultam em melhorias e o que é mais importante, tem uma ótima aceitação dos alunos que participam do programa. Foi uma compreensão importante do Secretário Tom Moisés sobre a importância de e oferecer um programa público de atividades físicas para adultos e principalmente combater o sedentarismo.

As atividades começaram às terças e quintas no Ginásio José Corrêa, depois de uma divulgação pela rede social e convites para  grupos de amigos. Ela conta que “ Começamos com um aulão de condicionamento físico, mas já dentro da proposta se ser dinâmico, moderado, divertido e cheio de novidades. Foi um sucesso e nas semanas seguintes, à medida que o número de alunos aumentava, nós fomos finalizando a proposta que hoje está sendo utilizada e dando muito certo”, finaliza a professora Fabiane.

O objetivo principal do Programa Vida Saudável é o combate ao sedentarismo, mas ao receber orientações sobre alimentação saudável, ter rotina de exames médicos preventivos,  facilitar o convívio social, entre outros, acaba sendo um programa que contribui para melhorar a qualidade de vida, com mais saúde física e mental.

Durante as atividades os “alunos aprendem que a modelagem do corpo, a parte estética vem com o tempo como resultado da mudança de hábito alimentar e da incorporação da prática de atividade física, mas que a melhoria da saúde já acontece rapidamente”, explica a coordenadora. Noventa por cento dos alunos do Programa Vida Saudável são adultos que não faziam atividades físicas e que agora provavelmente vivem com menos problemas de saúde e passaram a usar menos os serviços de saúde, que custam bastante ao município.







Programas Vida saudável e Vida Ativa

Outro Programa importante realizado pela Secretaria de Esportes é o Vida Ativa que procura incentivar e levar práticas de atividades físicas para pacientes da rede pública de saúde. Assim pessoas com hipertensão, diabetes, problemas do coração, entre outros, recebem orientações e aulas dirigidas de atividades físicas como complemento de suas terapias. Muitos desses pacientes, quando superam essas fases, acabam indo para o Vida Saudável, onde as práticas são mais intensas e dinâmicas, buscando ganhar condicionamento. Os dois programas caminham sintonizados, nas palavras da coordenadora, completando uma concepção de melhoria da qualidade e vida através da prática de atividades esportivas.

 

Criatividade e controle das atividades

 

Os alunos são acompanhados atentamente para verificar se as atividades são adequadas para sua condição física. “Os alunos são observados o tempo todo, mas há uma verificação de rotina a cada três meses para medir o perímetro do abdômen (barriga) e o peso.

Outra característica das aulas de condicionamento é a criatividade. Cada aula tem uma surpresa, uma dinâmica diferente que gera curiosidade do aluno e uma maior assiduidade, pois ele sabe que se perder uma aula, não terá outra igual. “Tudo isso respeitando os limites de cada aluno e buscando com orientações, superar os próprios limites”, finaliza Fabiane.

Outra exigência para permanecer no Programa Vida saudável e ter bons resultados é a frequência. O aluno que faltar quatro aulas sem justificativas, é afastado e pode demorar muito para voltar.



Modalidades do Programa Vida Saudável

 

O aluno interessado em participar do Programa tem seis modalidades para escolher. Além do tradicional treino de condicionamento físico ele pode ainda escolher entre Zumba, Pilates, Crosstraining, Muay thai, exxx

A Mesa diretora por intermédio do seu presidente, Elissandro Lindoso, mais conhecido como Dr. Lindoso apresentou o projeto de resolução de número 07/2017, na qual cria a Câmara no seu bairro para a realização de sessões publicas fora das dependências da Câmara.

A 2ª edição do encontro de amigos "Fazer o Bem Sem Olhar a Quem" foi um sucesso em Jandira. O evento que agitou a cidade no final de semana contou com presença de centenas de participantes.

A formatura contou com a presença da primeira dama Márcia Barufi e do secretário de Segurança Pública Antônio Pessanha

Neste mês é celebrado em todo o país o Movimento Maio Amarelo, que nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e Carapicuíba apóia esta iniciativa tão importante. Por meio das secretarias de Transporte e Trânsito e de Educação, a prefeitura realizou na quinta (4) e nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, ato de conscientização e educação no trânsito na região central da cidade.

Prefeito Rogério Lins chegou a marcar gol, mas time de Cafu vence a partida

Na segunda-feira, 1/5, Dia do Trabalho, o prefeito de Osasco Rogério Lins, acompanhado do secretário de Esporte, Délbio Teruel, prestigiou a tradicional corrida do trabalhador, promovida pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Prefeitura de Osasco.

A segunda-feira, 1/5, Dia do Trabalhador, foi uma data especial para o CEU das Artes Camila da Silva Rossafa, conhecido como CEU 1º de Maio, que comemorou seu primeiro aniversário com a presença maciça da comunidade. O CEU atende mensalmente mais de 20 mil pessoas e mantém 3.600 inscritos nas atividades gratuitas de teatro, dança, capoeira, música clássica, ballet, entre outras.

É impossível se pensar em transporte de documentos, pequenas entregas e não pensar em motocicleta, tamanha a eficiência deste transporte dentro dos centros urbanos, porém o número de acidentes envolvendo motocicletas é alarmante.

O Paulista.com é um portal de informação jornalística da Agencia Expressão X. Nosso compromisso é levar informação e entretenimento da melhor qualidade para toda Grande São Paulo.

Assine nosso Boletim Semanal

Fotos +Populares